quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Asas quebradas



Dizia-me um destes dias, em tom de suspiro, um colega de formação: “O que um gajo tem de fazer para pagar sonhos!”. Isto porque para pagar um sonho, trabalha actualmente numa loja de decoração, que não é de todo a sua área. Ora o meu amigo até tem razão. Mas só me fez ver o quanto tenho as asas presas. Porque se uns trabalham para pagar sonhos, outras há cujo ordenado apenas paga contas. E os sonhos? Onde ficam? Aí está a explicação para a minha constante sensação de vazio. Depois das contas pagas, não sobra o suficiente para os sonhos.Devia voar, eu. Mas cortaram-me as asas. Se as estendo, cortam-me outras coisas. E recebo uma ordem de despejo, na melhor das hipóteses. Apetece-me gritar. E não posso. A minha rebeldia é pintar uma asas permanentemente, para ter a doce ilusão de que as tenho para sempre.

1 comentário:

RicFal disse...

será mesmo? há asas que não podem ser cortadas...

será que tudo entendeste do "pagar dos sonhos?"

há perigo ao atravessar uma rua...mas será que não devemos atravessá-la?

deixa-me citar-te um senhor que muito respeito, num livro seu....convenientemente chamado de "o vôo da águia"...Krishnamurti diz:

"No próprio desejo de liberdade há medo. Porque a liberdade interior pode implicar uma insegurança total, e tem-se receio de estar completamente inseguro - essa insegurança parece uma coisa muito perigosa. Toda a criança deseja segurança nas suas relações; e, conforme nos vamos tornando mais velhos, continuamos a desejar segurança e certeza em todas as relacõs - com as coisas, as pessoas e as ideias. Essa exigência de segurança gera medo, invitavelmente e, quando estamos receosos, dependemos cada vez mais das coisas a que estamos apegados. Surge assim este problema da liberdade e do medo, e da possibilidade ou impossibilidade de nos libertarmos do medo...."

e esse "pagador dos sonhos" que te falou...será que falava de só de contas para pagar?...será que o "preçoa pagar" não era, antes, e acima de tudo, uma nova relação com o mundo que essa pessoa resolveu estabelecer...independentemente de todos os riscos associados?

bjos Rita

R. F.